quero agradecer a todos que me enviaram mensagens de aniversário e quero abrir este espaço para escrever uma carta aberta que é um testemunho que gostaria de dar.
minha vida mudou e deus os enviates para que acontecesse esta reforma em minha vida pessoal.
não posso mais voltar atrás e dizer frases como "foi uma experiência" ou "um bom momento que já passou" porque não dá para retroceder.
como mostra padre jonas em sua música:
"não dá mais pra negar
o mar é deus e o barco sou eu
e o vento forte que me leva pra frente
é o amor de deus"
(não dá mais pra voltar,padre jonas abib)
realmente,não dá mais para voltar ou como diz uma coordenadora do grupo de oração não dá mais para voltar para a vida velha.
eu posso dizer que estive feliz em minha vida velha,mas eu não tive a profundidade espiritual que tenho atualmente.
eu que pensei até o dia 16 de abril que a realização mais importante do ano seria fazer uma viagem para ver um amigo meu e me encontro a uma realização que está se transformando todos os dias e que já é a realização não apenas a mais importante do ano,mas a mais importante da minha vida porque é um divisor de águas em que eu saio de uma vida leiga para uma vida religiosa.
e agradeço a deus os anjos que seguiram os mandamentos do espírito santo para me conduzirem à vida religiosa.
a preparação para a minha vida religiosa começou na festa da penha quando estive na romaria dos advogados no dia 28 de junho de 2008 que foi em uma sexta-feira.
a partir deste momento eu freqüentei a festa da penha com uma presença maior do que nos anos anteriores que eu apenas vi a missa de encerramento.
a missa de encerramento no ano passado foi no dia 16 de abril de 2007.
participei também da romaria das mulheres e da missa de encerramento com uma intensidade maior que nos anos anteriores.
ano passado,a gazeta disse que o convento da penha completaria 450 anos neste ano e eu disse que chegaria um documento do vaticano.
e chegou há poucos dias da missa de encerramento que foi no dia 31 de março de 2008 e foi lida pelo arcebispo dom luiz mancilha vilela no dia da missa de encerramento.
foi a carta do santo padre bento xvi que pretendo tê-la na íntegra e que já publiquei em meu blog os trechos publicados pela imprensa.
todas as vezes que vou à prainha onde está a minha comunidade católica em vila velha,nossa senhora do rosário,eu vou ao parque da prainha para lembrar sobre tudo o que passou na festa da penha.
o dia 31 de março de 2008 foi maravilhoso,mas pensei que fosse o único.
no dia 16 de abril de 2008,há exatamente um ano após a festa de encerramento da festa da penha,eu conheci a minha filha espiritual izabel que para mim é meu anjo de deus e meu divisor de águas quando um amigo meu me a apresentou para participar de um evento.
eu confesso que tive uma grande animosidade em meu espírito e no mesmo instante a considerei minha filha espiritual.
a partir daí a minha vida religiosa se intensificou ao participar de encontros religiosos como a que teve recentemente em belo horizonte e conversas sobre vários temas entre elas a possibilidade de entrar para a vida religiosa.
posso testemunhar que a minha vida espiritual se transformou nestes dois meses em uma intensidade que nunca vivi.
como diz a patti gallagher mansfield (ela participou do retiro na universidade de duquesne,pittsburgh,eua,entre os dias 17 a 19 de fevereiro de 1967 que deu origem à santa renovação carismática católica) sobre o espírito santo de deus:
"realmente,transforma-me a viver nele."
(patti gallagher mansfield.carta ao monsenhor iacovantuno.29/04/1967)
lembro das santas palavras porque são a pura verdade!
junho foi recheada de datas importantes e algumas delas foram publicadas em meu blog.
como eu estive vivendo uma vida de transformação religiosa,eu senti uma grande intensidade de amar e publiquei no dia 3 de junho de 2008 um texto chamado "a alegria de amar" no mesmo dia quando fui para minha amada colatina e esta santa cidade é importante para mim porque foi lá que voltei para a igreja no dia 23 de julho de 2000 na igreja sagrado coração de jesus que voltei a visitá-la no ano passado.
no dia 4 de junho de 2008 eu imaginei uma história em minha mente em que eu estou inserido à vida religiosa e coincidiu com a pregação do grupo de oração feita pela kátia principalmente nas palavras chaves como entrega,obediência,verdade e libertação mas pensei que seria para aplicar em minha vida como leigo.
mas o senhor tem outro plano para mim!
6 de junho de 2008,dia do sagrado coração de jesus no mês,fui visitar meu amigo bruno e ele me sugeriu entrar para vida religiosa.
eu disse que no dia 4 de junho de 2008 eu escrevi um texto no meu blog a respeito deste assunto e ele leu no mesmo instante.
eu acredito que bruno falou inspirado pelo espírito santo pois a minha transformação espiritual estava me levando para este santo rumo.
se fosse uma proposta isolada eu não aceitaria pois estaria fora do meu contexto pessoal,mas este meu amigo deixou-se mover pelo espírito santo na hora certa e no momento certo.
no mesmo dia,à noite,fui conversar com a minha filha e ela falou algo que eu sempre pensei:eu me identifico com um monge beneditino por gostar de estar em isolamento.
e é verdade,por vários momentos eu me identifico com um monge beneditino mesmo que eu não exerça a ordem porque quero começar como padre diocesano e terminar como padre franciscano.
8 de junho foi quando eu decidi ser padre diocesano ao ouvir a música "eu preciso de ti" do padre cleidimar moreira e declarei definitivamente meu "sim" que lembro nos meus pensamentos e que foram pronunciados sem vícios.
16 de junho de 2008 teve a missa em homenagem à mãe peregrina que vi com minha filha izabel e na memória minha amada tia norma e testemunhei a missa e a lembrança sobre a nossa mãe peregrina no blog e reafirmei a minha transformação religiosa.
21 de junho foi meu retiro de crisma e realizei o sonho de estar neste evento e de cantar na missa.
quanto ao retiro de crisma pretendo publicar um artigo que vou escrever daqui a alguns dias como a relação entre viver e sobreviver baseado no filme conversando com deus.
embora eu tenha me casado com as letras e não com as notas confesso que gosto de cantar na missa mesmo que seja para fazer um acompanhamento.
a música para mim é hobby,enquanto a literatura é a minha vocação.
27 de junho aconteceu a viagem para belo horizonte e nos dias 28 e 29 estive presente no colégio salesiano para participar do fórum novas gerações e juventude.
as reuniões foram excelentes pois mostraram como se deve comportar um religioso,além de uma calorosa festa junina.
eu sai do fórum com duas conclusões,cronologicamente falando:a primeira que eu conheci várias ordens religiosas e a segunda é que deus não nos abandona mesmo passando por momentos difíceis.
e a frase da minha amiga stéphany sintetiza sentir que não somos abandonados por deus :
"(...)sei o que é uma transformação espiritual na vida, o que aconteceu na minha há uns 5 anos e é maravilhoso o mover de deus a cada segundo."
(stéphany,advogada)
o mover de deus não nos leva ao sentimento de abandono,mas ao grande conforto espiritual e o desejo de sempre estar em sua aliança.
durante a viagem de volta entreguei uma carta para a minha filha e revelei que estarei na vida religiosa porque é o fruto de tudo que se passou.
contei antes do dia 3 de julho pois ela irá se mudar e não nos veremos com a mesma freqüencia.
é difícil falar sobre este assunto e me reservo a não detalhar o que sinto.
no dia 30 eu me confessei para o crisma a um padre que é meu amigo e que organizou a viagem para belo horizonte,mas não pôde vir conosco.
eu falei que no fórum eu conheci várias ordens e congregações e que pretendo me inserir em uma delas inicialmente como leigo.
e,veja como é a providência divina que é bastante pregada pelo meu amigo bruno,ele me convidou para integrar a ordem agostiniana e ser avaliado a cada momento antes de ir para o seminário.
eu aceitei,mas no momento estarei na ordem agostiniana como leigo.
eu tive a seguinte conclusão dita pelo espírito:eu fui apenas para cumprir uma obrigação de crisma e fui convidado para integrar a ordem agostiniana.
deus é bom!e nos surpreende.
eu entendo que é uma orientação vocacional antes de entrar para o seminário e valerá a pena acordar às 5 da manhã de um sábado para a missa deste meu amigo padre que é o frei joaquim.
porém,eu preciso me acostumar a acordar cedo.
julho foi a revelação para amigos.
desde junho surgiu a especulação em um escritório de advocacia que eu seria padre porque eu declarei que no dia 3 de julho,dia do meu aniversário,eu contaria uma decisão que aconteceu no dia 8 de junho.
e este escritório é do bruno e da nathália.
eu neguei até o dia 3 ao afirmar que nenhum momento eu fiz tal mênção,principalmente quando fui ao escritório no dia 2.
no dia 3 eu voltei ao mesmo escritório e em uma reunião particular com bruno e nathália mostrei uma carta que escrevi no colégio salesiano durante o fórum e o grito de felicidade tomou conta quando foi lido que eu optei pela vida religiosa.
embora a intenção no momento foi escrever a carta apenas para o bruno,ela com o tempo se direcionou também à nathália e - agora é para você nathália - se não pus seu nome foi para não alterar a redação original.
hoje,5 de julho,fui à missa e deus age sem darmos conta como diz meu amigo bruno porque recebi um folheto a respeito das vocações e se refere ao acompanhamento vocacional que fui convidado pelo frei joaquim no dia 30 de junho.
como diz minha filha izabel,tudo é providência nada é coincidência.
eu sai da missa com o sentimento de que estou feliz e há o cumprimento da escritura pregada pela kátia no dia 4 de junho que diz que quem sempre se entrega completamente a deus não fica decepcionado e espero ter uma vida realizada como padre diocesano e,mais tarde,religioso.
e espero que a cada missa,a cada comunhão,seja revigorado o meu sim para a vida religiosa como mostra o canto de comunhão cantado no meu retiro de crisma:
"por onde formos também nós que brilhe a tua luz
fala,senhor,na nossa voz,em nossa vida
nosso caminho então conduz,queremos ser assim
que o pão da vida nos revigore em nosso 'sim' "
(canto de comunhão "vejam eu andei pelas vilas")
minha filha e meus amigos,eu amo vocês e que deus os abençoe.
abraços,fábio chamon
quinta-feira, 3 de julho de 2008
carta aberta à minha filha e meus amigos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
poxa Fábio, fico emocionada. Sei o que é uma transformação espiritual na vida, o que aconteceu na minha há uns 5 anos e é maravilhoso o mover de Deus a cada segundo.
Desejo que ELE te ilumine, guie e fortifique para permanecer nos seus propósitos. volto pra ler o restante assim q publicar! abraços grandes! Stéphany
Grande irmão Fábio, fico feliz por tí meu caro. Lembra que te disse que vc teria um grande futuro na Igreja? Pois então, eis a realização disso. Parabéns, fico feliz. Abraço
Postar um comentário