hoje eu vim homenagear o santo dos pães que é o nosso amado e popular santo antônio de pádua,nascido e criado no amado portugal e radicado em pádua na amada itália.
em minhas reflexões,concluo que santo antônio é a ponte religiosa entre portugal e itália pela sua atuação civil e religiosa em vida nos dois países.
fato interessante é que santo antônio além de fazer parte da ordem franciscana conheceu pessoalmente o meu amado são francisco de assis.
na geração de são francisco até onde contabilizei foram canonizados três santos:o próprio são francisco,santa clara e santo antônio que também tem o título de doutor da igreja.
este ano eu tenho recebido por e-mail um excelente testemunho sobre santo antônio feito por um amigo meu que esteve em pádua que se ele autorizar eu publico em meu blog na qual não me sinto autorizado em publicar no momento.
neste testemunho,meu amigo mais uma vez confirma que deus age sem notarmos,como aconteceu com santo antônio em relação aos seus pães:
"a história do 'pão de santo antônio' remonta a um fato curioso que é assim narrado:'antônio comovia-se tanto com a pobreza que,certa vez,distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia.o frade padeiro ficou em apuros,quando,na hora da refeição,percebeu que os frades não tinham o que comer:os pães tinham sido roubados'.
atônito,foi contar ao santo o ocorrido.este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado.o irmão padeiro voltou estupefato e alegre:os cestos transbordavam de pão,tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.
até hoje na devoção popular o 'pãozinho de santo antônio' é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha,com a fé de que,assim, nunca lhes faltará o de que comer." 
(extraído da revista "grande sinal",autoria de frei alberto beckhauser,ofm.http://www.franciscanos.org.br/nossaorigem/especiais/stoantonio/o_pao.htm)
na minha interpretação,santo antônio distribuiu os pães sem notar as conseqüências futuras de seus atos por tamanha a sua fé em jesus cristo e em saber que nada faltaria aos frades e à população em volta.
e enquanto santo antônio distribuiu os pães à população,deus agiu sem que ele notasse e providenciou para que não faltassem pães aos frades e às pessoas em geral.
deus age,meu amado amigo que foi a pádua,quando menos percebemos como mesmo dissestes em seu testemunho.
estarei hoje na bênção dos pães (texto escrito na madrugada do dia 13) e meu pão é dedicado a deus,ao sagrado coração de jesus,ao espírito santo,à nossa senhora,ao santo antônio,ao são francisco de assis,à santa rita,ao são marcos,aos demais santos,aos anjos,à minha filha e aos meus amigos.
e convoco minha filha e meus amigos para também estarem presentes na bênção dos pães.
um abraços a todos vocês!
fábio chamon 
quinta-feira, 12 de junho de 2008
santo antônio,o santo dos pães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário