terça-feira, 15 de julho de 2008

educação,por dom bosco

quem irá vos falar agora é são joão bosco e padre jonas abib a respeito da educação de crianças e adolescentes a fim de completar o artigo na semana passada.

tenho algo a falar que os pais biológicos e adotivos sabem muito bem:os filhos têm um grande poder de modificar os pais.

eu não tenho filhos sob a ótica biológica e jurídica,mas posso testemunhar que é uma bênção conviver com crianças e adolescentes como se fossem nossos filhos porque elas têm o poder de modificar as nossas vidas para sempre e eu posso ter a segurança de pronunciar este santo testemunho porque quem me levou para a vida religiosa e designada por deus para esta santa missão é uma menina que tanto eu como as pessoas mais velhas temos a alegria e a bênção de chamá-la de filha.

é claro que teve adultos responsáveis pela minha transformação,mas este espaço é das crianças e adolescentes.

se alguém leu este texto e quer dar algum testemunho sobre a mudança que as crianças e os adolescentes podem nos causar a nós "senis",será bom comentar para partilhar o testemunho mesmo que não dê muitos detalhes.

pais e filhos de todo tipo e de todo jeito,este texto são para vocês.

educar, a obra de arte de maior valor

padre jonas abib
fundador da comunidade canção nova

eu tenho a certeza de que você quer educar bem os seus filhos.

eu tive a graça de durante 15 anos ser educado dentro do sistema preventivo de são joão bosco,pelos padres salesianos.continuo sendo educado e usando,nesses meus 42 anos de padre,esse método:

1.valorize seu filho
só assim ele progride e amadurece.ele percebe que está sendo valorizado porque você o ama.

2.acredite no seu filho
por mais “difícil” que ele se mostre,há bondade,há valores dentro dele.descubra. manifeste isso.acredite em seu filho.plantinha cultivada cresce e produz frutos.

3.ame e respeite seu filho
não basta que você o ame e se sacrifique por ele.ele precisa saber,experimentar que é amado.você o ama não porque ele é bom,ou porque você quer que ele seja bom.você o ama gratuitamente.desinteressadamente.isto é amor verdadeiro.

4.elogie seu filho
não é bajular.“jogar confete”.é elogiar com sinceridade,sempre que ele merecer.para você custa pouco.para ele vale muito.é impulso para ele se transformar e progredir.

5.procure entender seu filho
coloque-se no lugar de seu filho.procure compreender,por que é que ele está se comportando assim.pode ser que ele esteja inseguro,confuso,perdido,desesperado, precisando de você.esperando apenas que você lhe estenda a mão e o socorra.e pode ser que não seja nada disso:é apenas carência,ele precisa de você.

6.alegre-se com seu filho
um sorriso sincero e amoroso abre a porta de qualquer coração.especialmente de seu filho.“entre na dele”.procure gostar das coisas que ele gosta.você vai ver como tudo fica mais fácil,mais gostoso,mais divertido.funciona!

7. aproxime-se de seu filho
isso é fundamental.dá a chance de prevenir para não ter que remediar.participe da vida de seu filho.conheça seus amigos.procure saber aonde ele vai,com quem está.favoreça ocasiões para que traga os amigos para sua casa.participe da vida dele e dos amigos dele também.

8.seja coerente com seu filho
seu filho tem um “faro” especial.ele conhece muito bem a sua vida.não adianta tentar esconder.você não pode exigir,nem mesmo aconselhar o que você não vive.não funciona. só piora as coisas.lute pela coerência de vida.isso funciona!

9.prevenir é melhor que castigar seu filho
“a força pode corrigir o erro, mas nunca a pessoa errada”.quem é feliz quer fazer o certo e não o errado.o castigo causa dor e revolta.separa você de seu filho.especialmente quando é dado na hora e de jeito errado.pense duas vezes, antes de castigar seu filho.

10.reze com seu filho
veja: não é só rezar por ele.é ousar rezar com ele.de início pode parecer “careta”. educação não pode dispensar a religião.lembre-se:se você reza por ele e com ele,seu filho vai pensar bem antes de fazer qualquer coisa errada.e sua oração vai ser eficaz!

para concluir.

dom bosco punha muito em prática a amorevolezza.palavra intraduzível do italiano,que une tudo no conceito de amor: bondade, carinho, presença, acreditar, valorizar, respeitar,elogiar,compreender,participa da vida e dos problemas,prevenir para não castigar.sintetiza tudo.

de início você não saberá como e quando colocar tudo isso em prática.pai e mãe são únicos.diferentes de todos os demais.cada um de seus filhos também.leia e releia esses princípios.assimile.ponha em prática.só a experiência vai lhe mostrar o como e quando aplicá-los.educação é coisa séria.exige coragem e esforço.

deus abençoe você e cada um de seus filhos.

fonte: revista canção nova – outubro 2006

Nenhum comentário: